Para utilizar esta página é necessário ter o JavaScript ativado.Não mande seu currículo para vagas fora do seu perfil - RioVagas

Não mande seu currículo para vagas fora do seu perfil

Muitos candidatos tem feito questionamentos sobre a redução no número de convites para entrevistas. Isso é um fato e está correto.

O desemprego está em um de seus níveis históricos mais altos e, com isso, a concorrência aumenta. É mais gente mandando currículos para menos vagas.

Mas o que mais atrapalha o processo são os candidatos que mandam currículos para vagas fora do perfil solicitado, achando que são mais espertos que todo mundo. Na verdade estão fazendo um grande bobagem, perdendo tempo e atrapalhando todo mundo!

Imagine um recrutador que receba 500 currículos, sendo a metade fora do perfil solicitado. Você acha que ele vai ler todos? Claro que não…

Imagine se o seu currículo está na metade que ele não leu. Você não será chamado para a entrevista, mesmo que tenha um perfil exatamente de acordo com que foi solicitado para a vaga.

É de quem você acha que é a culpa: do recrutador, do RioVagas ou sua?

De nenhum dos três, mas sim dos 250 candidatos pouco solidários que ficam mandando currículos fora do perfil. E sabem quantos desses serão chamados para entrevistas? Nenhum !!!

Não existe empresa que contrata candidatos fora do perfil necessário para aquela vaga. É um desperdício de tempo que não leva à nada.

Ajude-nos, orientando seus amigos a não fazer isso. Mas comece por você, se candidatando somente à vagas dentro do perfil solicitado.





23 comentários para Não mande seu currículo para vagas fora do seu perfil

  • Helio Miceli

    Que tópico bem elaborado. Parabéns!

    Imagino que para trabalhar em qualquer atividade secular, TODOS deveriam saber LER, e além disso, ter sensatez para candidatar-se a uma vaga. Temos diversos exemplos aqui no post.

    Entendo que as vezes o “desespero” e “ansiedade” de obter uma recolocação, nos faz panfletar curriculum. É aquela coisa do brasileiro: “vai que eles precisam de alguém com o meu perfil….” — Mas isso não é uma boa tática.

    Em todas as vezes que enviei curriculum pelo RioVagas, sempre fui convocado para entrevista. Claro que não recebi respostas de todos os recrutadores, mas sempre tive alguma resposta.

    Imagino que um dos motivos da negativa de retorno pelo recrutador, quando o curriculum do candidato está aderente a vaga divulgada, é a tal a pretensão salarial. Em muitos processos seletivos, quando o recrutador solicita a pretensão salarial, esta é utilizado como critério de seleção. — E isso, já foi me dito, pelo próprio recrutador.

    Que DEUS abençoe a todos.

  • riovagas

    Recebemos alguns comentários tentando justificar a situação de envio de currículos fora do perfil solicitado quando a vaga não estabelece um nível de experiência em relação á vaga. Não é esse o caso. Estamos discutindo vagas que determinam uma qualificação mínima e os candidatos quem a qualificação necessária desrespeitam a orientação do recrutador (e os outros candidatos) e encaminham currículos fora do perfil solicitado. Em função disso, esses comentários não serão publicados, mas fica o registro. Precisamos aprender a debater o tema que está sendo proposto pelo tópico.

  • Uillian

    Na minha opinião tinha que ter alguma forma pra bloquear esses tipos de currículo fora do perfil, por que realmente atrapalha é muito. Meu currículo só mando para minha área de especialização. Porém não estou sendo chamado já tem um tempo para entrevista, então agora entendo o porquê disso. Vamos ver se com esse artigo trará alguma mudança.

  • Leonardo Hipoliti Farias

    Um post pra alertar sobre uma coisa que deveria ser o óbvio é porque a coisa tá feia!

  • GERALDO TADEU DE CARVALHO

    ESPERO QUE ESSE SITE NUNCA SAIA DO AR POIS TODOS OS EMPREGOS QUE ARRUMEI FORAM PELO RIO VAGAS, MUITO BOM.

  • Marcelo

    Excelente post!! Já consegui empregos pelo Riovagas eventualmente faço recrutamento por esse site. Posso enumerar algumas questões no descarte de currículos:
    1º Perfil fora da vaga (Ex. anunciei um vaga para COZINHEIRO com 6 meses de experiência que more próximo ao Méier) , recebi currículo de Lancheiro que mora em Japeri, Cabeleireiro que mora no Barreto(Niterói) um Auxiliar de Serviços Gerais , que mora em Piabetá, todos pleiteando a vaga. Além de não terem a experiência solicitada, moram em locais muito distante e a empresa só concede uma passagem modal. Pergunta: Esse curriculum poderiam ser selecionados?

    2º Escolaridade: no anuncio acima exigência do ensino médio (antigo 2º grau). Haviam currículo com
    Ensino fundamental , Ensino médio ( de acordo) e Graduações ( Letras, Direito, Administração e Geografia), essas que me chamaram atenção! Pergunta: Esse curriculum poderiam ser selecionados?

    3º Experiências fora do perfil : Para vaga de COZINHEIRO, recebi currículo com experiência atendimento em Pet Shop, Balconista de farmácia, Vendedor de produtos diversos e Fresador.
    Pergunta: Esse curriculum poderiam ser selecionados?

    Portanto antes de enviar seu curriculo, TENHA CERTEZA que o seu perfil corresponde a vaga!!

    Isso é bom para o recrutador, bom para o candidato e BOM PARA TODOS!!!

  • O RioVagas realmente funciona…
    No período de 1 ano que utilizo o Rio Vagas já fui chamado Para mais de 5 entrevista (Dentro do meu perfil profissional). Hoje faço Parte do Setor de Logística de uma das maiores empresas do RJ. Obrigado RioVagas por ter sido essa ponte excelente para que eu pudesse chegar no Lugar que hoje estou.

  • Layza Ferreira

    Concordo! Já fui chamada para duas vagas de emprego através do RioVagas. Site nota 1000.

  • riovagas

    Para organizar a discussão, vamos esclarecer o seguinte: não vamos liberar comentários que sejam ofensivos ou com linguagem grosseira ou vulgar. Além disso, não liberaremos comentários sobre outros assuntos que não sejam o que está sendo discutido nesse texto. Estamos anotando os outros assuntos comentados e vamos tratar deles em outros textos. Entre os assuntos que notamos interesse estão: feedback dos recrutadores; nível de experiência e qualificação exigido nas vagas e mudança na forma de envio de currículos. Vamos tratar de todos eles em novos tópicos. Nesse iremos debater apenas o assunto proposto: candidatos que enviam currículos para vagas para as quais não possuem o perfil solicitado pelo recrutador.

  • riovagas

    Para contribuir, vamos citar um exemplo nosso. Divulgamos uma vaga para Programador PHP Junior para trabalhar aqui na empresa que gerencia o RioVagas. Recebemos currículos de garçom e auxiliar de serviços gerais, entre outras experiências sem nenhuma relação com a vaga. Na nossa opinião, isso é uma falta de respeito para com o recrutador e os demais candidatos. Não há justificativa para isso.

  • Raphael

    Rio Vagas é o único site no RJ que realmente as empresas chamam para a entrevista.O resto é tudo furada!!!!

  • já consegui vários empregos pelo site do riovagas, pois todos os currículos que enviei foram para vaga de meu perfil

  • estranho é o rio vagas precisar avisar isso! Algo que devia ser óbvio!
    È sinal de que isso realmente tem sido um incomodo e atrapalhado a logística de todos: do recrutador, do site, e principalmente de nós que buscamos a vaga!

  • Fabiana Tonelli Dal Pra

    Parabéns pelo post. Eu fui chamada para 3 entrevistas em uma semana. Estou muito satisfeita e indico a Riovagas para todo mundo. Obrigada de coração!

  • Izabela

    RioVagas o melhor site de empregos! Em menos de 15 dias fui chamada para duas entrevistas e isso sem ter um currículo espetacular, a maioria dos meus empregos consegui por aqui e super indico. Cabe as pessoas se conscientizarem e não atrapalharem a vida alheia e se próprio prejudicarem. O site por si só ja é de grande valia. Quanto a postagem foi uma bela iniciativa, algumas pessoas precisavam saber disso!

  • felipe

    Ótimo post, vejo algumas pessoas relatando que enviam curriculum e não são chamados nunca, sou chamado frequentemente para entrevista através do riovagas, o site é ótimo ajuda em muitooo, porém até msm quem é chamado a concorrência está enorme o que não é culpa nem da empresa e muito menos do site, esperamos que esse ano o mercado melhore.

  • JESSICA LAIS

    Até concordo com isso também, mas tem mais de 2 anos que meu esposo manda currículos é ate hoje nunca foi chamado para nenhum entrevista. As vezes acho isso não vale a pena é triste vc mandar 30 curriculos por dia em 2 anos e nunca ser chamado.

    • riovagas

      Jéssica, esse é um ótimo exemplo de como não proceder. É muito pouco provável que existam 30 vagas por dia nas quais seu marido tenha o perfil solicitado. Você acaba de confirmar que é uma grande perda de tempo enviar currículos fora do perfil. Se esta estratégia não está funcionando depois de dois anos, talvez não seja o lugar mais adequado para o tipo de vaga que seu marido busca. Talvez ele tenha que procurar de outra forma ou em outro lugar.

  • jaqueline

    Eu concordo plenamente…Parabéns pela postagem…Isso era algo que tava precisando ser falado…So deve enviar currículo quem realmente preenche os requisitos da vaga. é o que eu costumo fazer..Mas as vezes fico na dúvida se não fui chamada pq chamaram outra pessoa ou se nem chegaram a ver meu curriculo…Candidatos sejam mais conscientes..

  • Neimar Oliveira Soares

    Obrigado pela dica, estarei orientando a quem eu puder. PAZ

  • arthur

    Verdade. Fica a dica e a reflexão.

  • riovagas

    Deixe aqui seu comentário.

Responder