Para utilizar esta página é necessário ter o JavaScript ativado.Dicas do RioVagas: Jamais Envie Foto de Currículo! - RioVagas

Dicas do RioVagas: Jamais Envie Foto de Currículo!

Se já não está fácil conseguir uma entrevista de emprego, do jeito que alguns candidatos estão fazendo fica impossível! (E depois reclamam que é porque não conseguem ver o email do recrutador…)

Recebemos o alerta de alguns recrutadores. Eles tem notado que alguns candidatos começaram a enviar seus currículos na forma de foto ao se candidatar às vagas divulgadas no RioVagas. Por mais que esse método possa parecer prático (se é que é isso que tem levado os candidatos a fazer isso), você não deve recorrer a ele em hipótese nenhuma.

O currículo será o primeiro contato que a empresa terá com você. E é claro que você quer causar uma boa impressão, não é mesmo? Observe um exemplo de currículo que nos foi encaminhado por um recrutador. As informações de identificação foram apagadas para preservar os dados e a imagem do candidato. Queremos apenas exemplificar algo que deve ser evitado:

Se coloque no lugar do recrutador: você recebeu dezenas de currículos. Com tantos para ler e selecionar, você se esforçaria para ler um currículo que está no formato de foto, e ainda em baixa resolução, escura, cortando informações, praticamente ilegível? Provavelmente, não.

E mesmo que a foto esteja em uma boa qualidade, o recrutador pode interpretar essa atitude como desleixo ou falta de interesse na vaga, já que você optou pela forma de envio mais rápida, não pela mais caprichosa.

Sejamos francos: um currículo assim, provavelmente, JAMAIS será selecionado por um recrutador para uma entrevista, caso ele tenha outras opções. E esse é um exemplo: recebemos outros…

Para melhorar as chances de seu currículo ser lido pelo recrutador, tenha sempre um arquivo digital, revisado e atualizado, para que você possa enviar para as vagas desejadas e também para facilitar futuras atualizações do currículo.

#ficaadica #riovagas #empregonorioehaqui

Veja mais dicas, clicando aqui.

E você: o que achou dessa dica? Comente abaixo. Conhece alguém que envia currículos assim? Conte para nós.

 





6 comentários para Dicas do RioVagas: Jamais Envie Foto de Currículo!

  • Se já está difícil mandando um currículo limpo e organizado, imagine com o recrutador(a) recebendo isso. Espero que depois desta dica essas pessoas entendam que isso é errado. Obrigado pelas dicas, Riovagas, são de grande ajuda !!!

  • domenique

    Adoro cada dica, trabalhei quase 3 anos por um anuncio de vaga daqui.

  • Uillian

    RioVagas, qual a melhor opção? Enviar um arquivo ou enviar como texto?

    • riovagas

      Aqui no RioVagas, quem define isso é o recrutador, no momento de postar a vaga. Ele escolhe qual formato quer receber o currículo. De modo geral, poderíamos imaginar que um currículo mais completo ficaria mais arrumado em um arquivo anexo. Para currículos com pouca experiência, é quase indiferente, em nossa opinião. Mas quem sabe melhor o que lhe atende é o recrutador, que deve informar isso quando publicar a vaga. O futuro são os bancos de currículos, como o emprego.net.

  • Natan da Silva Campos Aguiar

    Acho que não é proposital, dificilmente um candidato que conhece as técnicas de edição e formatação e finalização de texto eletrônico cometeria este tipo de erro, penso que é mais por falta de conhecimento de alguns candidatos que mesmo não sabendo usar as ferramentas para se candidatar corretamente querem participar dos processos seletivos, daí a pessoa usa o conhecimento que tem ai estes casos vem a tona, mas esta dica é muito valida para ALERTAR ALGUNS CANDIDATOS que devem se perguntar porque nunca são chamados para os procesos seletivos em que se candidatam.

  • Jonathan Silva da Conceição

    Esta certíssimo, RioVagas! Facilite o trabalho do recrutador e não o seu. Afinal quem está à procura de um emprego é você e não ele! Parece óbvio, mas a dica é super válida, RioVagas!

Responder